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quarta-feira, 26 de maio de 2010

XBOX 360















Xbox 360 é o sucessor do console de jogos da Microsoft.

O Xbox 360 foi apresentado no programa Xbox Revelation também chamado de Xbox 360 Revelation na MTV em 12 de Maio de 2005, com detalhes a respeito do lançamento e jogos divulgados uma semana depois na E3. O console foi lançado em 22 de Novembro de 2005 nos Estados Unidos, em 2 de Dezembro de 2005 na Europa e em 10 de Dezembro de 2005 foi lançado no Japão. No Brasil, o Xbox 360 é vendido oficialmente pela Microsoft desde 1 de dezembro de 2006 tornando-o o primeiro console de jogos a ser comercializado diretamente por seu fabricante no país.[3]

O Xbox 360 compete no mercado com o PlayStation 3, da Sony e o Wii, da Nintendo como parte da sétima geração de consoles de Video Games.

No dia 28 de Março de 2007 a Microsoft anunciou o lançamento, dia 29 de Abril nos Estados Unidos, de uma terceira versão do console, o Xbox 360 Elite.

A nova versão tem dois núcleos dependentes - permitindo que diferentes cálculos como inteligência artificial, simulação de física e outros possam ser feitos paralelamente sem sobrecarregar o sistema. Isto permite que os jogos para o Xbox 360 ofereçam inimigos mais inteligentes e mundos que simulam a realidade com maior precisão. A grande quantidade de memória "cache" acelerará o gerenciamento dessas operações.

A placa de vídeo da ATI representa uma nova geração do hardware da empresa, oferecendo mais poder do que seus produtos atuais.[carece de fontes?] Os 512MB de memória do console são partilhados com o processador central, mais 10MB de memória exclusiva para a placa gráfica garantem que alguns aspectos mais importantes não atrasem todo o sistema. Por isso mesmo, a comunicação entre memória e o processador será extremamente rápida. Mas o verdadeiro herói anônimo é o elaborado sistema de "shaders". Ele permitirá diversos efeitos especiais como simular aparência de pêlo, reflexos e outros pequenos detalhes que aumentam o realismo visual sem sobrecarregar o aparelho.

As interfaces de áudio e vídeo permitem (e, de fato, garantem) que todos os jogos ofereçam imagens da qualidade das TVs de alta definição e som Surround da mais alta qualidade. Essa padronização garante que todos os títulos explorem essa nova geração de aparelhos de áudio e vídeo.

O Xbox 360 utiliza um drive de DVD convencional que consegue ler discos de vários tipos: desde DVD de filmes até CDs com MP3. O drive não é capaz de gravar, mas consegue ler discos gravados nos diferentes padrões. Com isso, o console reproduz filmes, música e fotos. Através de uma ligação em rede com computadores Windows XP ou Vista, USB ou WiFi (rede sem fios), o console poderá servir como uma estação para reproduzir dados armazenados no computador, câmera digital ou leitor de MP3.

A integração do sistema online será ainda maior no novo aparelho, permitindo que mesmo usuários que não pagam pelo serviço Xbox Live tenham acesso a alguns dos seus recursos. A nova geração da rede traz microtransações (permitindo aos jogadores venderem seu próprio conteúdo), download de demos, vídeos e música e um sistema de perfis e comunicação extremamente melhorado.

Os comandos funcionam agora sem fios, e usam duas pilhas AA recarregáveis ou bateria adquirida separadamente. Usando as portas USB é possível recarregá-las através do próprio console (e o sistema até avisa quando a carga fica fraca). É possível jogar com o comando enquanto as pilhas recarregam, através da ligação USB. O comando em si é quase idêntico ao atual, apenas trocando os botões Preto e Branco por dois novos botões de ombro acima dos gatilhos L e R.

CPU personalizada baseada no processador IBM PowerPC

Três núcleos simétricos em execução com 3,2 GHz cada
Duas operações de hardware por núcleo; seis operações de hardware no total
Uma unidade de vetor VMX-256 por núcleo; três no total
256 registros VMX-128 por thread de hardware
Cache L2 de 1 MB.
Desempenho matemático de jogos na CPU

19,2 bilhões de operações de produto escalar por segundo
Processador gráfico personalizado da ATI (Xenos).

10 MB de DRAM incorporado
Pipelines de shader programadas dinamicamente com ponto de flutuação paralelo de 96 saídas.
Arquitetura de shader unificada
500 MHz
Desempenho de polígonos.

500 milhões de triângulos por segundo
Taxa de Preenchimento de Pixels.

Fillrate de 32 gigasamples por segundo usando 4x MSAA
Desempenho do shader.

96 bilhões de operações shader por segundo
Memória.

512 MB de 700 MHz GDDR3 RAM
Arquitetura de memória unificada
Largura de banda de memória.

Largura de banda de barramento de interface de memória de 22,4 GB por segundo
512 GB por segundo de largura de banda de memória para EDRAM
43,2 GB por segundo de barramento front-side
Desempenho geral do sistema de ponto de flutuação.

2,4 Teraflop
Armazenamento.

Disco rígido de 120 GB atualizável e removível
12x DVD-ROM de camada dupla
Suporte de unidade de memória iniciando em 128 MB
Entrada/Saída.

Suporte para até quatro controles sem fio
Três portas USB 2.0
Dois slots de unidades de memória
Áudio.

Saída de som surround de múltiplos canais
Suporta 48KHz de áudio de 16 bits
320 canais de descompressão independentes
Processamento de áudio de 32 bits
Mais de 256 canais de áudio
Vídeo.


Componentes do Xbox 360.Todos os jogos com suporte para 4:3 e 16:9 e suporte a resolução: 480i, 480p, 720p, 1080i e alguns chegam a resolução de 1080 linhas progressivas(1080p)
Diversos.

Leitor com suporte para DVD-video, DVD-Rom, DVD-R/RW, CD-DA, CD-Rom, CD-R, CD-RW, WMA CD, MP3 CD, JPEG photo CD.
Frente colorida personalizadas, chamadas de "FacePlate".
Disco rígido removível de 20GB,60GB,120GB e recentemente 250GB.
Conectividade WiFi (utilizando um acessório não incluso)
Câmera opcional.
Atualmente apenas 2 kits do Xbox 360 são comercializados, as versões Elite e Arcade.

Algumas diferenças entre as versões estão na tabela abaixo:

Xbox 360 Versão Elite
Xbox 360 Versão Arcade

Disco Rígido Removível Sim, 120 GB Memoria interna de 256 MB
(HDD Removível pode ser comprado separadamente)

Cabo Ethernet Sim Não (Pode ser comprado separadamente)
Acabamento do leitor de DVD cromado Sim Não
Xbox Live headset Sim (Preto) Não (Pode ser comprado separadamente)
Xbox Live Sim Sim
1º mês de experiencia gratuita do Xbox Live Gold Sim Sim
Controle sem fio Sim, 2.4 GHz (Preto) Sim, 2.4 GHz (Branco)
Porta HDMI Sim Sim
Cabos de Vídeo Incluídos Cabo de Vídeo Composto Cabo de Vídeo Composto
Preço US$ 299 (EUA) ou R$ 2.199,00 (kit nacional) US$ 199 (EUA) ou R$ 1.429,00 (kit nacional)

Versões anteriores do console Pro, Premium e Core, acompanhavam diferentes acessórios e configurações e foram retiradas de mercado. Outros pacotes especiais foram distribuídos pela Microsoft, incluindo versões do jogo Call of Duty Modern Warfare 2, Halo 3, Resident Evil 5 e outros. Algumas funções das três versões:

Jogos da Xbox 360™.
Jogos da Xbox (ver lista de compatibilidade)
Reproduz Filmes em DVD.
Reproduz CD de Música.
Ligar Dispositivos removíveis via USB e reproduzir Imagens, Músicas e Vídeos.
Reproduz músicas, vídeos e imagens de um computador em rede com Windows XP ou Windows Vista.
É compativel com Windows Media Center (Windows XP MCE ou Windows Vista Home Premium e Ultimate)
Placas
Em virtude da grande quantidade de aparelhos defeituosos, o Xbox 360 sofreu diversas modificações de hardware. As alterações incluíam modificações na CPU, GPU, sistema de ventilação e diferentes tipos de alimentação de energia. Todos os aparelhos fabricados podem ser classificados de acordo com seu tipo de placa-mãe e configurações, pelos codinomes Xenon, Zephyr, Opus, Falcon e Jasper. As principais formas de identificar o console por esta nomenclatura são:

Xenon
Zephyr
Opus
Falcon
Jasper

Data de fabricação 2005-2007 2007-2008 2007-2008 2007-2008 2008-2010
Saída HDMI Não Sim Não Sim Sim
Fonte de Alimentação 203W 203W 175W 175W 150W

Rumores a respeito do surgimento de uma nova placa surgiram em 2008, que se revelaria sucessora da placa Jasper, sob o codinome de Valhalla, com uma nova reformulação na GPU e CPU. Não existem evidências da existência de aparelhos fabricados nestas características.

Acessórios Oficiais
Xbox Live Vision
HDD 250 GB Vendido até agora em edições especiais
HDD 120GB (Incluído na versão Elite)
HDD 20GB
HD-DVD Drive Externo (fora de linha)
Controle Sem Fio
Controle Com Fio
HeadSet Com Fio
HeadSet Sem Fio
Controle Remoto para Reprodução de Filmes
Faceplate Removível
Cabo VGA
Xbox 360 Wireless Networking Adapter (Adaptador de redes sem fios)
Xbox 360 Wireless Racing Wheel (Volante de corrida sem fio)
Xbox 360 Quick Charge Kit
Xbox 360 Messenger Kit
Memory Unit 64MB
Memory Unit 512MB
Memory Unit 256MB (Incluído na versão Arcade)
Memory Unit 2G (expansivel por cartões SD)
Luminous Fish
Defeitos
O Xbox 360 está sujeito a numerosos problemas técnicos. Desde o lançamento do console, em 2005, usuários reportaram preocupação sobre a taxa de falha dos aparelhos. Para dar suporte aos clientes com consoles defeituosos, a Microsoft estendeu a garantia do aparelho para três anos, para erros que se incluem em "falha geral de hardware". Esta é reconhecida quando os três quadrantes ao redor do botão liga/desliga do console ficam vermelhos e piscando. O erro também é conhecido como "anel vermelho da morte" (Red Ring of Death) ou 3RLs (Three Red Lights - Três Luzes Vermelhas/Três Luzes da Morte). Em abril de 2009, a garantia se estendeu também para erros relacionados ao código E74. A extensão da garantia não cobre outros quaisquer tipos de falha que não geram esses específicos códigos de erro.

Esse problema ocorre por superaquecimento da GPU (3RLs) ou por falha da mesma GPU.

Desde que estes problemas surgiram, a Microsoft vem tentando modificar o console para melhorar sua confiabilidade. As modificações incluem uma redução no número, tamanho e lugar dos componentes, adição de epóxi nos cantos e nas bordas da CPU e GPU como cola para prevenir movimentos relacionados à placa durante muito calor, e um segundo dissipador de GPU. Ainda não está claro se estas modificações foram adicionadas apenas em consoles reparados pela Microsoft ou se elas também foram adicionadas a novos consoles.

Project Natal
Projecto Natal é o nome de código de um novo acessório para a Xbox 360. Foi anunciado pela primeira vez em 1 de junho de 2009 na E3. Este periférico habilita o usuário a controlar e interagir com o Xbox 360 sem a necessidade de um comando. Ao invés disso, são usados gestos, sinais de voz e/ou objectos e imagens. O Projeto Natal, de acordo com a Microsoft, será compatível com todos os modelos actuais. Uma data de lançamento ainda não foi anunciada, mas Steve Ballmer, CEO da Microsoft, afirmou que a tecnologia será incorporada em um novo bundle Xbox 360, que pode ou não ter hardware adicional, a ser lançado em 2010.[5] Durante o discurso na CES 2010, Ballmer e Robbie Bach informaram que o Projeto Natal será lançado ao final do ano de 2010 e será compatível com todos os aparelhos Xbox 360.
Referências
1.↑ Diagrama do Xbox 360 (em inglês).
2.↑ VG Chartz "" - acessado em 2009-mai-09
3.↑ Uol Jogos (09 de novembro de 2006) Xbox 360 chega em 1º de dezembro ao Brasil, por R$ 2.999,00 acessado em 28-nov-2006
4.↑ Título ainda não informado (favor adicionar).
5.↑ Ballmer announces 2010 Xbox 360 at The Executive Club Chicago (2009-06-18). Página visitada em 2010-03-12.
Ligações externas
Site oficial do Xbox e Xbox 360
Xbox 360, Site oficial do Xbox no Brasil
ARENAX.com.br Site com sistema de Disputas ONLINE de Ranking e premiações do Xbox 360
Site da revista oficial do Xbox 360 no Brasil
Xbox 360, Site oficial do Xbox em Portugal
Xbox Portugal
Xbox 360 Elite (em inglês)
Xbox Help for connecting to USB Modem

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